sexta-feira, 3 de outubro de 2014

LÍRIOS: SAIBA MAIS






   O lírio é uma flor originária da Ásia, Europa e América do Norte e é considerado uma das flores mais antigas do mundo. Existe uma lenda de que esta flor teria nascido das lágrimas de Eva ao abandonar o Jardim do Éden.

      O lírio também já foi considerado ao longo do tempo um símbolo poderoso de proteção contra bruxarias.

   Sua beleza encantadora e sua fama de símbolo da pureza garantem ao lírio o 5° lugar entre as flores mais vendidas do mundo sendo também uma das flores mais vendidas no Brasil.
   A manutenção da planta requer alguns cuidados, como qualquer outra planta.
 
   O lírio gosta muito de claridade, mas, não deve se permitir que o sol bata diretamente em suas folhas e flores. A planta deve ser regada o suficiente para a água sair pelos furos do vaso, no entanto não deve se deixar que esta água acumule no pratinho, evitando assim o encharcamento da terra. O processo de rega deve ser feito sempre que necessário e a terra deve estar sempre ligeiramente úmida.

    Uma curiosidade sobre o lírio é que também pode ser utilizado na medicina, sendo o bulbo muito utilizado na medicina chinesa.

      Na era elisabetana que representa o início da maturidade econômica, política e social da Inglaterra surgiram muitas atribuições medicinais ao lírio, entre eles está a excelência no tratamento da febre, da artrite e de sintomas reumáticos, além de sua raiz ser um poderoso unguento para limpeza de feridas e queimaduras.
     O lírio pode também ser utilizado em terapias florais, pois tem a característica de purificar o ambiente eliminando os elementos tóxicos

AS FLORES MAIS COLORIDAS DO MUNDO



Essas flores são delicadas e especiais e encantam todas as pessoas. Confira as espécies de flores mais multicoloridas da natureza e onde é possível encontrá-las.

Ave do Paraíso (Strelitzia reginae)

O formato de suas pétalas já chama a atenção de qualquer um, já que lembra as asas de um pássaro. As cores se harmonizam de uma maneira única e a planta pode ser encontrada principalmente na Europa, onde foi achada pela primeira vez pelo Rei George III, que colocou o nome de Strelitzia reginae na espécie em homenagem à sua esposa, a rainha Charlotte de Mecklenburg-Strelitz.

Copo de Vinho (Darling Wildflower)

Flor típica da África do Sul, suas cores são muito vivas e formam um desenho diferente em suas pétalas. Ela tem esse nome por conta de seu formato arredondado, que remete a uma taça pequena.

Flor Arlequim (Sparaxis tricolor)

Com a coloração bem forte e característica, suas cores lembram a roupa de um arlequim. É típica da região central da África.

Iris Versicolor (Arlequim Bandeira Azul)

Essa flor que parece ter tentáculos crescendo entre as pétalas menores pode ser achada em vegetações à beira de rios e córregos não poluídos. O que chama a atenção é a mistura de tons de roxo com branco e amarelo.

Íris caminhante (Neomarica gracilis)

Também conhecida como a flor dos apóstolos, seu formato é único, lembrando a forma de um triângulo. Sua mistura de cores também é bastante curiosa, já que as pétalas menores parecem desenhadas entre as maiores. Pode ser encontrada na África, América Central e do Sul.

AS BELAS ORQUÍDEAS




As orquídeas estão entre as plantas comercializadas do mundo. Aqui no Brasil elas são muito comuns devido o seu colorido que combina sempre com as nossas estações relativamente tropicais. Para cultivar as orquídeas é preciso conhecer alguns detalhes sobre a planta que muitas vezes deixamos passar achando que não têm tanta importância assim.

Escolha a orquídea ideal para a sua região

     
Devido a sua grande variação no mundo inteiro, você provavelmente vai encontrar uma orquídea que não se desenvolve sob as condições de clima e solo de sua região. Então antes de sair optando por qualquer flor porque é mais ou menos bonita, veja se o tipo de cultivo que ela exige como mínimo, é possível existir em sua região.

Plante orquídeas de diversas épocas de florescimentos

    
Todas as plantas possuem um ciclo de vida que varia de espécie para espécie e no caso das orquídeas não poderia ser diferente. Como um jardim de flores bonito é aquele você vai de fato encontrar flor sempre que chegar, escolha orquídeas com diferentes ciclos de florescimento para então ter flores brotando durante o ano inteiro e um jardim sempre bonito e colorido.

O local onde você vai plantar sua orquídea é importante

    
As orquídeas não florescem em qualquer tipo de ambiente. Caso você queira planta uma orquídea em vaso para usar como arranjo da sua sala ou de qualquer outro cômodo da sua casa, elas ficarão muito bonitas, porém se o ambiente tiver climatizadores como ar condicionado, por exemplo, ou então em um ambiente onde corra muito vento, com certeza a sua orquídea não florescerá ou sentirá muita dificuldade de completar o seu ciclo, podendo resultar em flores deficientes.

      O melhor lugar para sua orquídea vai ser um local bem protegido desses dois fatores, sem calor, mas com acesso controlado da luz do sol (que ela fique exposta sempre de manhã cedo e no final da tarde).

SAIBA COMO CUIDAR DE SEUS MINI CACTOS...



  

     Se você está pensando em ter mini-cactos em casa ou no jardim é importante que saiba que sais os cuidados essenciais para que essas plantas cresçam e se desenvolvam da melhor forma possível. Confira abaixo dicas de como cuidar dessas belas e diferentes plantas.

Características dos mini-cactos

    Os mini-cactos podem ser plantados a partir de mudas e também sementes compradas em lojas especializadas em jardinagem. Porém, somente plantar não será o suficiente para que os seus Cactos cresçam e se desenvolvam. Como toda planta os seus mini-cacto também precisam de atenção e cuidados.

Regas 

  
Ao contrário de muitas plantas o mini-cacto não gosta muito de água isso porque é uma planta que tem a capacidade de armazenar uma grande quantidade do líquido. Por isso a dica é que a rega seja feita apenas uma vez por semana durante o verão.
Nunca regue os mini-cactos mais do que o necessário, pois você pode acabar matando a sua planta.

Tamanho do vaso

Uma coisa interessante em relação ao Mini-cacto é que o tamanho do vaso influencia no tamanho final da planta. Quanto menor for o vaso que você usar para o Mini-cacto, menor ele ficará, então pense nisso na hora de escolher o da sua planta.

Usando pedrinhas para decorar





Uma forma de ajudar a preservar a umidade é colocar pedrinhas sobre a terra, por isso é tão comum ver esse tipo de planta com pedrinhas. Um adubo natural que pode ajudar o seu mini-cacto é casca de fruta picada.

Não mexa nos mini-cactos

Também é importante que você evite mexer e balançar o seu mini-cacto, pois isso pode prejudicar o seu desenvolvimento. Não parece, mas se trata de uma planta bastante sensível.


COMO CUIDAR DE SUAS SUCULENTAS!



   

 Da mesma forma que o coqueiro guarda, em cada coco, toda aquela água cheia de nutrientes para poder se reproduzir em solos arenosos, a família das suculentas também conserva líquidos (os chamados “sucos”, daí a origem do nome) dentro das folhas e caule para resistir a climas mais difíceis.

    As suculentas produzidas em viveiros estão acostumadas a condições mais amenas, com um pouco de sol e água por dia, sem exageros. Já as versões “naturais” são mais resistentes a exposições mais longas ao sol – mas também exigem um pouco mais de água.

   Além de tudo isso, elas se reproduzem com muita facilidade: é só tirar uma folhinha e plantar, molhando a terra um pouco (a cada dois dias). Depois de uma semana, você já tem uma linda suculenta enfeitando o jardim.



Cuidados com as suculentas

      As plantas suculentas necessitam de cuidados especiais durante o inverno. Neste período é preciso regular as regas, cobrir ou remover as plantas para proteger contra geadas.

     A rega deve ser espaçada, pois o excesso pode provocar o apodrecimento das raízes. Por isso, as regas devem ser feitas em dias ensolarados, para o sol secar o excesso de umidade, e com água morna, sendo que os intervalos entre as regas variam entre diferentes espécies de plantas suculentas.
    Use um substrato bem drenado, da seguinte maneira1 parte de terra vegetal; 1 parte de terra comum; 2 partes de areia de construção grossa.